Narra integra segundo livro publicado pela Rede Historicidades dos Processos Comunicacionais

Os professores Nicoli Tassis e Nuno Manna, coordenadores do Narra, compõe o livro Temporalidades e Espacialidades nos Processos Comunicacionais, lançado durante o XIV encontro da Rede Historicidades dos Processos Comunicacionais. A obra foi organizada por Maria Gislene Carvalho Fonseca (UFMA), Juliana Freire Gutmann (UFBA), Phellipy Jácome (UFMG) e Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ), e publicada pelo Selo PPGCOM (UFMG). O trabalho é composto por uma seleção de artigos apresentados no XII encontro da Rede, realizado no ano passado na ECA-USP. 

O livro propõe reflexões e análises sobre as relações entre espacialidade e territorialidades nos estudos dos processos comunicacionais, discute a busca por espaços de igualdade e aborda as dimensões espaço-temporais da nossa experiência. O texto está disponível gratuitamente, no site do Selo PPGCOM. 

No artigo “Cartografias do fim do mundo: resistências, rearticulações e territorialidades”, Felipe Borges (UFMG), Daniel Farias (UFBA), Igor Lage (UFMG), Nuno Manna e Wendi Yu (UFBA) refletem sobre as ideias de fim de mundo enquanto figura de historicidade. Partindo das concepções acerca das catástrofes, o texto busca, em obras contemporâneas, disputas espaço-temporais envolvendo relações com contextos, identidades, corpos, vidas e experiências. O trabalho busca, nesse sentido, “conduzir uma reflexão sobre como a ideia de fim de mundo pode estar atrelada à ideia de uma permanência necessária, que deve ser preservada, mas também a um certo mundo (sexista, racista e misógino) que deve desaparecer. “ 

Em “A mãe (in)visível: trânsitos espaciais de um corpo território”, Diogo Cavalcanti Velasco (UFS), Fernanda Mauricio (UFMG), Iana Coimbra (UFMG), Nicoli Tassis e Valéria Vilas Bôas (UFS) refletem sobreo relato sobre si em redes sociais, durante o parto e a maternidade. O artigo, que trata principalmente do perfil no instagram da jornalista Patricia Ferraz, discute como suas narrativas criam um espaço público tensionador tanto do corpo feminino quanto do próprio jornalismo. 

A rede de grupos de Pesquisa Historicidades dos Processos Comunicacionais integra pesquisadores dos programas de pós-graduação de 12 instituições no Brasil (UFBA, UFRJ, UFMG, UFPI, UERJ, USP, UFOP, UFRB, UFS; Fiocruz; UFU; e UFF). Nos últimos anos, os encontros da rede têm resultado na publicação de dossiês e livros. A professora Nicoli Tassis irá compor a organização da publicação dos artigos discutidos neste ano em um livro previsto para 2024. Além disso, o Narra  sediará  o XVI encontro da rede, que será realizado na Universidade Federal de Uberlândia no segundo semestre de 2024. 

Confira o livro Temporalidades e Espacialidades nos Processos Comunicacionais, disponível gratuitamente em formato digital, no  link:  https://seloppgcomufmg.com.br/publicacao/temporalidades-e-espacialidades-nos-processos-comunicacionais/

Saiba mais sobre a Rede Historicidades. 

Theme: Overlay by Kaira