Narra participa do XIV Encontro da Rede Historicidades

O XIV Historicidades dos Processos Comunicacionais – Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros ocorre entre os dias 9 e 11 de novembro de 2023, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)  e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na ocasião, os professores Nicoli Tassis e Nuno Manna apresentam dois trabalhos, desenvolvidos em colaboração com outros pesquisadores da rede. 

Às 17h do primeiro dia de evento, na UERJ, será apresentado o trabalho “Mulheres da rua: corpos, cidades e rebeldia”, produzido por Valéria Maria Vilas Bôas (UFS), Fernanda Mauricio da Silva (UFMG),  Itania Maria Mota Gomes (UFBA) e Nuno Manna. O texto parte das obras de Lauren Elkin (2022, Flâneuse), Saidiya Hartman (2022, Vidas rebeldes, belos experimentos), Isabelle Eberhardt/Paula Carvalho (2022, Direito à vagabundagem), Pagu/Adriana Armony (2022, Pagu no metrô), Maria Valéria Rezende (2014, Quarenta Dias), a fim de refletir a respeito do corpo de mulheres nas cidades, investigando a sua relação transgressora e rebelde com estes espaços. 

Já na sexta-feira (10), às 16h20 na UERJ, Nicoli Tassis apresenta o trabalho concebido em colaboração com Daniela Abreu Matos (UFRB) , Denise Figueiredo Barros do Prado (UFOP) e Jussara Peixoto Maia (UFRB), denominado “Mulheres Indígenas candidatas no Instagram: corpos em disputa”. O texto problematiza os perfis das candidatas Sonia Guajajara (PSOL-SP), Célia Xakriabá (PSOL-MG), Juliana Cardoso (PT-SP) e Sílvia Waiãpi (PL-AP), entre o período eleitoral de 2022 e a posse no cargo de deputadas federais, com o objetivo de investigar como as posições políticas dessas mulheres indígenas são visibilizadas por meio da mobilização consciente de objetos, gestualidades e corporeidades próprias.

No sábado (11), na UFRJ,  ambos os professores do Narra irão compor, como provocadores, a mesa de exposição  de outros trabalhos. Às 10h, o professor Nuno estará na mesa que discute o trabalho “O espaço onírico como refúgio: uma visão cosmopoética para o filme Bardo”, de Alexandre Bruno Gouveia Costa (UFMG), Milene Migliano Gonzaga (UFRB), Ravena Sena Maia (UFBA). Às 13h30, a professora Nicoli irá participar da discussão do texto “Salve! Como materializar crenças na realidade histórica? A Cultura Racional e o encanto das mídias”, de Bruno Martins (UFMG), Elton Antunes (UFBA), Márcio Gonçalves (UERJ) e Rachel Bertol (UFF).

O evento é o 14° encontro da Rede de Grupos de Pesquisa em  Historicidades dos Processos Comunicacionais, integrada por pesquisadores dos programas de pós-graduação de 12 universidades no Brasil (UFBA, UFRJ, UFMG, UFPI, UERJ, USP, UFOP, UFRB, UFS; Fiocruz; UFU; e UFF).  Nesta edição, o encontro  propõe a promover discussões a respeito do corpo e do espaço. Em 2024, os trabalhos apresentados serão publicados em formato de livro, organizado por uma comissão interinstitucional integrada pelo Narra.

A cada semestre, o encontro é promovido por um grupo de pesquisa da rede.  O 16° encontro da rede, previsto para ser realizado nos dias 06 e 08 de novembro de 2024, ocorrerá na Universidade Federal de Uberlândia, e será organizado pelo Narra. 

Para ver a programação completa do evento, acesse: https://encontrohistoricidades.wordpress.com/ 

Saiba mais sobre a Rede Historicidades. 

Theme: Overlay by Kaira