Narra seleciona estudantes para pesquisa de iniciação científica voluntária

A profª. Nicoli Tassis e o prof. Nuno Manna, líderes do Grupo de Pesquisa em Narrativa, Cultura e Temporalidade – Narra, selecionam estudantes do curso de Jornalismo da UFU para desenvolver pesquisas de iniciação científica na modalidade PIVIC (sem concessão de bolsas). A chamada prevê um total de quatro vagas vinculadas a três projetos de pesquisa do grupo. A proposta das pesquisas e as informações para a seleção encontram-se abaixo.

I – Resumos dos projetos de pesquisa

A) Narrativas midiáticas e relações de gênero: as disputas identitárias em torno do ser mulher
A pesquisa consiste em um levantamento teórico e empírico que se debruce sobre as performances femininas no circuito midiático, materializadas em produtos culturais diversos (jornalismo, literatura, publicidade, cinema, música, redes sociais online, etc). O trabalho será desenvolvido a partir dos seguintes eixos concomitantes: 1) identificar as relações entre estudos de gênero e de mídia no Brasil; 2) problematizar as diferentes noções e conceitos ligados ao universo feminino, que historicamente têm conformado certas identidades preferenciais em torno do “ser mulher”, em detrimento de tantas outras; 3) analisar as narrativas sobre os feminismos e suas diferentes apropriações nos produtos culturais. Desse modo, espera-se observar, à luz das teorias sobre gênero e dos estudos feministas, as principais performances em torno do ser mulher, em disputa no circuito sociocultural, ao longo dos tempos.
O texto do projeto em sua íntegra pode ser lido neste link.
Orientação: profª. Nicoli Tassis
Número de vagas: 1

B) Histórias e modos de vida no tempo: uma investigação sobre a articulação entre narrativa, cultura e temporalidade
O projeto dedica-se a construir uma abordagem dos processos comunicacionais baseada na articulação teórico-metodológica entre narrativa, cultura e temporalidade, de modo a compreender as histórias e as transformações dos modos de vida a partir de fenômenos midiáticos e contextos marcados por crises. Para isso, propõe um trabalho em quatro movimentos de investigação interconectados: compõe uma perspectiva teórico-metodológica que identifica e promove interlocuções entre estudos da narrativa, da cultura e da temporalidade, mobilizando suas distintas matrizes de referência; discute diferentes implicações analíticas das articulações dos conceitos-base a partir de um conjunto de conceitos mediadores, tais como experiência, gênero, memória, tempo histórico e testemunho; mobiliza o acervo conceitual do trabalho em relação prioritária a contextos de crise e às práticas comunicativas neles constituídos, destacando-se seus dilemas e seu potencial de transformação social; analisa diferentes circunstâncias de crises específicas, envolvendo diversas dimensões (políticas, econômicas, morais, sanitárias, etc.), épocas e locais, a partir do mapeamento de diferentes constelações midiáticas e da análise de suas textualidades e contextualidades – tendo como constelação midiática preliminar um conjunto de livros escritos por jornalistas que tratam de histórias e forma de vida em crises.
O texto do projeto em sua íntegra pode ser lido neste link.
Orientação: prof. Nuno Manna
Número de vagas: 1

C) Espacialidades e corporeidades como figuras de historicidades na comunicação: investigações teórico-conceituais e analíticas
A proposta é um aprofundamento de atividades conjuntas de pesquisa realizadas há mais de 10 anos e que contribuíram para a instituição da Rede Historicidades dos Processos Comunicacionais (que envolve outros parceiros), em 2015, para o projeto ARCHIVES-MÉDIAS-IMAGES-SOCIÉTÉS [AMIS], financiado pelo CNRS (França), com vigência até 2025, entre outras ações. Atualmente, a equipe abriga pesquisadores e pesquisadoras de quatro grupos de pesquisa, distribuídos em quatro instituições nacionais. O foco atual da equipe recai nas espacialidades e corporeidades pensadas como figuras de historicidades, ou seja, como modos pelos quais produtos e processos da cultura midiática se apresentam e tomam forma na relação com as temporalidades. A proposta se desenvolve em dois eixos: o primeiro considera investigações teóricas acerca das historicidades de processos comunicacionais e da espacialidade e da corporeidade apreendidas como “figuras de historicidades”; o segundo visa a construção de aparatos metodológicos decorrentes das investigações, por sua vez testados na aproximação analítica de diferentes fenômenos, processos e produtos comunicacionais. 
O texto do projeto em sua íntegra pode ser lido neste link.
Orientação: profª. Nicoli Tassis e prof. Nuno Manna
Número de vagas: 2

II – Dinâmica geral das pesquisas:

  • realização e registro de leituras de referencial bibliográfico;
  • seleção e análise de material midiático relacionado à pesquisa;
  • participação em reuniões com a/o orientador/a (cronograma a ser definido);
  • participação regular nas reuniões do grupo de pesquisa (quinzenalmente);
  • apoio na condução das atividades do grupo de pesquisa, tais como tarefas de organização da rotina do grupo e realização de eventos;
  • colaboração com o projeto de extensão do grupo (Instagram);
  • produção de trabalho para publicação e/ou apresentação em evento acadêmico;
  • escrita de relatório final de pesquisa individual.

III – Duração das pesquisas: 1 ano, com previsão de início para fevereiro de 2022.

IV – Requisitos para o trabalho:

  • estar regularmente matriculada/o no curso de Jornalismo da UFU;
  • possuir interesse na prática de pesquisa acadêmica;
  • demonstrar afinidade com as temáticas pesquisadas e com a ementa do grupo de pesquisa;
  • ter disponibilidade e firmar compromisso regular com a dinâmica da pesquisa na duração prevista do trabalho.

V – Processo seletivo:

  • a/o estudante deve enviar um e-mail de inscrição para o endereço narra@gruponarra.com.br contendo histórico escolar, número de telefone, indicação do projeto (A/B/C) para o qual pretende se inscrever (caso seja de interesse da/o estudante, será aceita inscrição em mais de um projeto, com indicação de ordem de preferência entre eles) e carta de intenções (em torno de 10 linhas, contendo apresentação pessoal e motivo pelo qual deseja participar da pesquisa e ser membro do grupo) até o dia 17/01/2022;
  • uma entrevista será agendada com cada candidata/o, prevista para ocorrer por videoconferência no dia 19/01/2022;
  • o resultado da seleção será divulgado para as/os candidatas/os até o dia 26/01/2022.

Mais informações sobre o grupo podem ser encontradas no site: www.gruponarra.com

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail indicado acima.

Theme: Overlay by Kaira