O prof. Nuno Manna e a profª. Nicoli Tassis, membros do Narra, selecionam estudantes do curso de Jornalismo da UFU para desenvolver pesquisas de iniciação científica na modalidade PIVIC (sem concessão de bolsas). São dois projetos vinculados ao mesmo grupo de pesquisa, com um total de três vagas. A proposta das pesquisas e as informações para a seleção estão abaixo.
A) Matrizes teóricas para os estudos da narrativa, da cultura e da temporalidade
A pesquisa consiste em um levantamento teórico que estruture uma abordagem geral dos fenômenos da comunicação a partir de três eixos interdependentes: 1) a narrativa, buscando compreender suas formas, estilos e relações éticas, estéticas e políticas; 2) a cultura, observando não apenas os produtos midiáticos e artísticos, mas também as dinâmicas e disputas que constituem as formas de vida cotidiana; 3) a temporalidade, discutindo as mediações humanas do tempo e da história enquanto processos sociais. Assim, a pesquisa deve contribuir com o desenvolvimento de uma base de referência conceitual e metodológica a partir de autoras/es e obras que, ao se articularem, permitam análises de processos comunicacionais relacionados a uma diversidade de questões (tais como experiência, poder, gênero, sexualidade, raça, etnia, memória etc.) e de formas culturais (como os jornais, a TV, o cinema, a literatura, a internet etc.). A partir dessa base, serão realizadas análises-testes de fenômenos da comunicação relacionados às questões estudadas.
Orientador: prof. Nuno Manna
Número de vagas: 1
B) Narrativas midiáticas e relações de gênero: as representações em torno do ser mulher
A pesquisa consiste em um levantamento teórico e empírico que se debruce sobre as representações da mulher no circuito midiático, materializadas em produtos culturais diversos (jornalismo, publicidade, cinema, música, literatura, redes sociais online, etc). O trabalho será desenvolvido a partir dos seguintes eixos concomitantes: 1) identificar as relações entre estudos de gênero e de mídia no Brasil; 2) problematizar os discursos ligados ao universo feminino, que historicamente têm conformado certas representações / identidades preferenciais em torno do “ser mulher”; 3) analisar as narrativas sobre o feminismo e suas diferentes apropriações nos produtos culturais. Desse modo, espera-se observar, à luz das teorias sobre a narrativa e dos estudos feministas, os principais discursos/ identidades / representações em torno do ser mulher, em disputa no circuito sociocultural, tanto numa perspectiva histórica, quanto contemporânea.
Orientadora: profª. Nicoli Tassis
Número de vagas: 2
Dinâmica geral das pesquisas:
– realização e registro de leituras de caráter bibliográfico;
– seleção e análise de material relacionado à pesquisa;
– participação em reuniões com a/o orientador/a (cronograma a ser definido);
– participação regular nas reuniões do grupo de pesquisa (quinzenalmente);
– apoio na condução das atividades do grupo de pesquisa;
– colaboração com o projeto de extensão do grupo (Instagram);
– produção de trabalho para publicação e/ou apresentação em evento acadêmico;
– escrita de relatório final de pesquisa individual.
Duração das pesquisas: 1 ano, com previsão de início em fevereiro de 2021.
Requisitos para o trabalho:
– estar regularmente matriculado no curso de Jornalismo da UFU;
– possuir interesse pela prática de pesquisa acadêmica;
– demonstrar afinidade com as temáticas pesquisadas;
– ter disponibilidade e firmar compromisso regular com a dinâmica da pesquisa na duração prevista.
Processo seletivo:
– a/o estudante deve enviar um e-mail para o endereço narra@gruponarra.com.br contendo histórico escolar, carta de intenções (em torno de 10 linhas, contendo apresentação pessoal e motivo pelo qual deseja participar da pesquisa) e indicação do projeto (A/B) para o qual pretende se inscrever (caso seja de interesse da/o estudante, será aceita inscrição em ambos os projetos com indicação de ordem de preferência entre eles) até o dia 13/12/2020;
– a/o professor/a responsável pelo respectivo projeto entrará em contato para agendar uma entrevista, prevista para ocorrer por videoconferência no dia 15/12/2020;
– o resultado da seleção será divulgado para as/os candidatas/os até o dia 16/12/2020.