Por Laís Espósito
Em comemoração aos 10 anos do selo editorial do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG (PPGCOM/UFMG), no dia 2 de outubro, ocorreu em Belo Horizonte o Ciclo de Debates “Editar Livros, Circular Conhecimentos”. O evento reuniu especialistas e profissionais da área editorial para refletir sobre a produção de livros e os desafios que cercam a difusão do conhecimento em tempos digitais.
A programação teve duas mesas de debates abertas ao público. A primeira abordou os “Desafios da divulgação científica: o caso do livro”. A segunda tratou sobre “A edição de livros hoje: estímulos e gargalos”, com a participação do integrante do Narra, Antônio Kvalo, que é doutorando em Estudos Literários na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e editor-chefe de O sexo da palavra, editora focada em gênero e sexualidade.
Representantes de cinco editoras atuantes em Minas Gerais debateram questões centrais para o universo da publicação, como as transformações do papel das editoras, a digitalização dos processos editoriais e as dificuldades na circulação de livros acadêmicos. Além de Antônio, participaram da mesa de debate Bruno Leal (Tramas – Rede Linhas e Selo PPGCOM/UFMG), Maria Carolina Fenati (Chão da Feira/UFMG), Maria Mazarello Rodrigues (Mazza Edições) e Paulo Bernardo Vaz (PPGCOM/UFOP).
Antônio destaca que “os eventos são fundamentais para que os editores troquem suas experiências, além de conseguir conhecer outros trabalhos. Toda forma de troca é proveitosa num mercado alternativo que preza pela independência”. Em sua intervenção em Belo Horizonte, ele defendeu a autonomia das pequenas editoras, já que sendo independentes elas não precisam se submeter às imposições mercadológicas e podem criar novas formas de acesso aos leitores.
Os debatedores destacaram que novas faces são assumidas pelas pequenas editoras no ambiente tecnológico. Na perspectiva de Antônio, a fabricação dos livros de modo digital influencia diretamente a qualidade final do livro, sendo capaz de redimensionar o acesso às obras e criar um espaço de publicação extremamente amplificado para os autores, as pesquisas e as temáticas que seriam barradas em outras editoras maiores.
O trabalho da editora O Sexo da Palavra, que também motiva a pesquisa de doutorado de Antônio, é um exemplo do papel da cena independente da publicação de livros. Abordando temáticas como gênero, sexualidade e obscenidade, a editora abre um espaço diante do mercado editorial, que apresenta uma barreira na compreensão dessas temáticas sem o viés discriminatório que dificulta que esses livros cheguem a mais espaços nos desdobramentos reacionários que atravessam o Brasil.
O evento contou com o apoio da Rede Linhas, que reúne o Núcleo de Estudos: Narrativa e Experiência (Tramas/ UFMG), Grupo de Pesquisa em Narrativa, Cultura e Temporalidade (Narra/UFU) e Grupo de Cultura, Ensino, Extensão e Pesquisa (Cultura Fotográfica/UFOP).
O Selo PPGCOM/UFMG é uma ação de extensão que visa a divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais. Suas atividades destinam-se a publicação de livros e coletâneas que promovem a difusão do conhecimento produzido por pesquisadoras e pesquisadores da comunicação.O grupo Narra participou da produção de duas coletâneas publicadas pelo selo, Catástrofes e crises do tempo e Temporalidades e espacialidades nos processos comunicacionais. Todas as obras publicadas são gratuitas e de acesso livre.