O seminário Narra Convida, evento aberto dedicado ao diálogo com pesquisadores de diferentes temáticas dentro do universo da narrativa, da cultura e da temporalidade, chega a sua sexta edição. Dessa vez, o evento acontecerá no interior do III Seminário Internacional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação. O evento será realizado no dia 18 de Abril, às 19h, no auditório 5R-AB do Campus Santa Mônica e será transmitido ao vivo no youtube. Haverá emissão de certificado aos participantes.
Nessa ocasião, o convidado será Rafael Andrade (UFMG), que irá conversar sobre os desdobramentos da sua tese de doutorado: “Festa como política de vida: da sobrevivência pandêmica à prática cotidiana para um bem-viver”. A discussão parte da percepção da festa como um evento/acontecimento que instaura uma nova camada de significação no cotidiano ao reconfigurar as experiências dos corpos com os tempos nos espaços, gostaríamos de pensar na festividade como uma dimensão política e afetiva do cotidiano que pode instabilizar a lógica temporal neoliberal que orienta a modernidade / colonialidade. A ideia é refletir sobre o caráter “erótico”, “intervalar”e “encantado” presente em diversas situações festivas da vida cotidiana – não apenas no que entendemos como o evento “festa”.
Rafael Andrade é membro da Linhas – Rede Mineira de Estudos em Narrativas e Historicidades, da qual o Narra também faz parte. O pesquisador é Pós-doutorando no PPGCOM UFMG com bolsa CNPQ. Doutor pelo PPGCOM UFMG na linha de pesquisa Textualidades Midiáticas (2023). Mestre pelo PPGCOM UFPE (2018) na linha de pesquisa Estéticas e Culturas da Imagem e do Som. Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade pela UFMG (2015). Tem experiência profissional na área de produção de eventos e rádio. Participa dos grupos de pesquisa: Tramas Comunicacionais, ligado aos estudos de narrativa e experiência, pertencentes ao Departamento de Comunicação Social da UFMG; Escutas – Grupo de Pesquisa e Estudos em Sonoridades, Comunicação, Textualidades e Sociabilidade; e LAMA – Laboratório de Análise de Música e Audiovisual -, pertencente ao Departamento de Comunicação Social da UFPE.
Para ter acesso ao trabalho “Festa como política de vida : da sobrevivência pandêmica à prática cotidiana para um bem-viver”; acesse o link.
Para saber mais sobre a programação do III Seminário Internacional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação, acesse a página do evento.
Acompanhe a discussão, na sessão “ao vivo”, do nosso canal do youtube.